domingo, 17 de junho de 2012

ARARAQUARAVISTA ATRAVÉS DO BICO DE PENA

INTERPRETAÇÃO DA LUZ EM BICO DE PENA.

Interpretação em bico de pena de uma paisagem urbana com luz intensa direta.


Interpretação em bico de pena de uma paisagem urbana com luz difusa.


Interpretação de figura com luz intensa direta.


Interpretação de figura com luz interior difusa.


BICO DE PENA PASSO A PASSO

A REALIZAÇÃO DO SONHO

Esboço livre e gestual do motivo.


Refinamento da perspectiva do motivo.


O desenho no papel ilustração com o máximo de detalhes possíveis para facilitar as fases seguintes.


Início da fase em bico de pena buscando o tom que será utilizado em todo o trabalho.


Trabalhou-se à direita do motivo em busca do equilbrio do tom e do desenho.


Com o desenho e o tom equilibrados dentro da composição, foi trabalhado o elemento principal.


O desenho terminado onde os detalhes da composição proporcionaram a ambietação do motivo. Trabalho realizado sobre papel ART-PREMIUN no tamanho 48 X 33 cm- pena estylo n° 2.

PAISAGEM RURAL EM CARVÃO

TÉCNICA DO CAVÃO VEGETAL E BORRACHA.

Esboço em síntese do motivo.


Utilizando os dedos como esfuminho foram definidos os planos do motivo.


Início da fase com a borracha pelos ultimos planos. Observem a folhagem no primeiro plano como já se consegue a idéia de movimento em comparação aos outros elementos ainda não trabalhados com a borracha.


O caminho visual, agora é explorado bem como o movimento de toda a folhagem através do uso da borracha e pequenos acentos com toques de carvão.


O desenho terminado com detalhes do primeiro plano acentuando a ação de profundidade ao motivo. Trabalho realizado do natural sobre papel EVENGLOW no tamanho 66 X48 cm.

domingo, 10 de junho de 2012

ARARAQUARA VISTA ATRAVÉS DO BICO DE PENA

INTERPRETAÇÃO DA LUZ EM BICO DE PENA.

Interpretação em bico de pena de uma paisagem urbana com luz intensa direta.


Interpretação em bico de pena de uma paisagem urbana com luz difusa.


Interpretação em bico de pena de figuras com luz interna difusa.

RETRATO EM AQUARELA

TÉCNICA DO LÁPIS CARVÃO E AQUARELA

Este trabalho foi executado como demonstração aos alunos do curso de Desenho da Figura Humana ,no nosso Núcleo de Artes Visuais. Atendendo a pedidos, a sequência completa do desenvolvimento do trabalho é apresentada a vocês, nossos seguidores e aos alunos, como complemento de aula.


Desenho a lápis grafite e lápis carvão no papel ilustração. Para a definição das partes mais acentuadas, foi utilizado o lápis carvão.


Início da fase com a aquarela, utilizando o amarelo ocre e o laranja de cádmio.Trabalhou-se da sombra para a luz. Uma leve aguada de azul foi adicionada na interpretação da sombra.


Nesta fase, trabalhou-se o lado direito do rosto bem com parte do lado esquerdo, onde foi utilizada uma aguada de azul no osso nasal como sombra.Observe a fusão das aguadas da fronte com o rosto.


Modelou-se, o rosto acrescentando o azul cobalto na sombra.


Trabalhou-se o pescoço evidenciando a luz reflexa.


Inicio da fase em aquarela na interpretação do cabelo, utilizando o preto do lápis carvão sobre a aquarela úmida..


Termino da interpretação do cabelo, onde foi utilizado o lápis carvão sobre a aguada úmida, valorizando o preto do cabelo. Nesta fasedo cabelo,foram utilizados azul cobalto e verde esmeralda.


Utilizando-se cores complementárias como contorno da cabeça, foram produzidos os contrastes de cor, valorizando a cabeça em primeiro plano.


O desenho terminado na técnica do lápis carvão e aquarela.Trabalho realizado sobre papel ART-PREMIUN no tamanho 32 X 23 cm, com aquarelas LUKAS, utilizando as cores-Amarelo ocre- Laranja de Cádmio -Azul cobalto e Verde Esmerada. Tempo de execução 30 minutos aproximadamente.

v *Níveis de luz das fotografias do trabalho foram corrigidos digitalmente.

PAISAGEM RURAL EM CARVÃO

TÉCNICA DO CARVÃO VEGETAL E BORRACHA




02M-Esboço do natural utilizando o carvão vegetal na horizontal em busca da síntese do motivo, já prevendo um caminho visual ao trabalho.


03M-Definição dos planos utilizando os dedos como esfuminho.


04M-Início da fase com a borracha a partir dos ultimos planos.


05M-Modelagem das folhagens com a borracha e pequenos acentos com o carvão vegetal acentuando o caminho visual.


06M-O trabalho terminado onde acentos com o carvão vegetal acentuaram a idéia da luz sobre o motivo. Trabalho realizado do natural sobre papel EVENGLOW no tamanho 66 x 48 cm.


segunda-feira, 4 de junho de 2012

ARARAQUARA VISTA ATRAVÉS DO BICO DE PENA

INTERPRETANDO A LUZ EM BICO DE PENA




INTERPRETAÇÃO EM BICO DE PENA DE UMA PAISAGEM URBANA COM LUZ INTENSA DIRETA.



INTERPRETAÇÃO EM BICO DE PENA DE FIGURA COM LUZ INTERIOR DIFUSA.



INTERPRETAÇÃO EM BICO DE PENA DE FIGURAS COM LUZ INTENSA DIRETA.

RETRATO EM AQUARELA

UM RETRATO EM AQUARELA

.TÉCNICA DO LÁPIS CARVÃO E AQUARELA. Este trabalho foi executado como demonstração aos alunos do curso de Desenho da Figura Humana ,no nosso Núcleo de Artes Visuais. Atendendo a pedidos a sequência completa do desenvolvimento do trabalho é apresentada a vocês,nossos seguidores e aos alunos como complemento de aula.
Desenho a lápis carvão no papel ilustração.


Início da aguada com amarelo ocre.Úmido sobre úmido aplico uma aguada de laranja de cádmio.Trabalho da sombra para a luz


Desenvolvimento da sequência pelas palpebras, lado direito do rosto e nariz. Observe a reserva de branco no osso nasal.


Término da primeira aguada em todo o rosto com amarelo ocre e laranja de cádmio trabalhado úmido sobre úmido.Note a reserva de branco no lábio e a interação da cor lábio-face.


Utilizando azul cobalto e verde esmeralda, iniciei a pintura do cabelo, aproveitando o tom do lápis carvão.


Terminoda primeira aguada em todo o cabelo.


Fortaleço, agora, os tons pele nas palpebras, ponta do nariz e acentuo a cor dos lábios.Trabalho o cabelo com o lápis carvão, sobre a aquarela ainda úmida da primeira aguada. Isto acentua o tom preto do carvão. Provoco a aproximação da face, acrescentando a sombra projetada da face sobre o pescoço com uma guada de azul cobalto. Procuro a cor dos olhos dando vida ao desenho.


Adiciono mais laranja em pequenos toques para avivar o desenho e modelar melhor a face.


O desenho terminado na técnica do lápis carvão e aquarela.Trabalho realizado sobre papel ART-PREMIUN no tamanho 32 X 23 cm, com aquarelas LUKAS utilizando as cores-Amarelo ocre- Laranja de Cádmio -Azul cobalto e Verde Esmerada. *fotografias do trabalho com níveis corrigidos digitalmente.

PAISAGEM RURAL EM CARVÃO

TÉCNICA DO CARVÃO VEGETAL E BORRACHA

Esboço do natural buscando a síntese do motivo desde esta fase inicial.


Utilizando os dedos como esfuminho foram definidos os planos do trabalho.


Início da fase com a borracha pelos ultimos planos, acentuando desde esta etapa um caminho visual ao desenho.


A sequência do uso da borracha na árvore no primeiro plano.


O desenho terminado onde pequenos acentos com o carvão vegetal acentuaram o caminho visua bem como a idéia de luz sobre o motivo. Trabalho realizado do natural sobre papel EVENGLOW no tamanho 66 X 48 cm