domingo, 10 de junho de 2012

RETRATO EM AQUARELA

TÉCNICA DO LÁPIS CARVÃO E AQUARELA

Este trabalho foi executado como demonstração aos alunos do curso de Desenho da Figura Humana ,no nosso Núcleo de Artes Visuais. Atendendo a pedidos, a sequência completa do desenvolvimento do trabalho é apresentada a vocês, nossos seguidores e aos alunos, como complemento de aula.


Desenho a lápis grafite e lápis carvão no papel ilustração. Para a definição das partes mais acentuadas, foi utilizado o lápis carvão.


Início da fase com a aquarela, utilizando o amarelo ocre e o laranja de cádmio.Trabalhou-se da sombra para a luz. Uma leve aguada de azul foi adicionada na interpretação da sombra.


Nesta fase, trabalhou-se o lado direito do rosto bem com parte do lado esquerdo, onde foi utilizada uma aguada de azul no osso nasal como sombra.Observe a fusão das aguadas da fronte com o rosto.


Modelou-se, o rosto acrescentando o azul cobalto na sombra.


Trabalhou-se o pescoço evidenciando a luz reflexa.


Inicio da fase em aquarela na interpretação do cabelo, utilizando o preto do lápis carvão sobre a aquarela úmida..


Termino da interpretação do cabelo, onde foi utilizado o lápis carvão sobre a aguada úmida, valorizando o preto do cabelo. Nesta fasedo cabelo,foram utilizados azul cobalto e verde esmeralda.


Utilizando-se cores complementárias como contorno da cabeça, foram produzidos os contrastes de cor, valorizando a cabeça em primeiro plano.


O desenho terminado na técnica do lápis carvão e aquarela.Trabalho realizado sobre papel ART-PREMIUN no tamanho 32 X 23 cm, com aquarelas LUKAS, utilizando as cores-Amarelo ocre- Laranja de Cádmio -Azul cobalto e Verde Esmerada. Tempo de execução 30 minutos aproximadamente.

v *Níveis de luz das fotografias do trabalho foram corrigidos digitalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário