domingo, 24 de abril de 2011

PAISAGEM RURAL EM AQUARELA - PASSO A PASSO

TÉCNICA ÚMIDO SOBRE ÚMIDO
Buscar desde o início a simplificação do desenho é de relevancia para o êxito da pintura em aquarela.



Observe o esboço do natural, a lápis, já antevendo a síntese do motivo.Eu evito o desenho muito detalhado.





Agora é estabelecido um caminho visual para o motivo,empregando a técnica úmido sobre úmido.Aguadas de cores são deixadas fluir livremente sobre o papel.Utilizo a prancheta inclinada a 70 graus para facilitar que isto ocorra.




Volto sobre o motivo ainda úmido e acrescento alguns toques de cores onde irei evidenciar melhor o motivo.




Com pinceladas longas de forma gestual acrescento um relato simplificado do caráter do motivo trabalhando em negativo. Entendo que vão existir maiores definições no transcorrer do trabalho. Observe a incorporação do elemento principal e o último plano.




Ao pintar desta forma, estou sempre pensando em uma finalização gestual do motivo. Rapidamente percebo que não será necessário adicionar muitos elementos para que o motivo venha a vida , apenas acrescento maiores contrastes.




Trabalho novamente o motivo. Algumas informações começam a aparecer. Começo a introduzir interesse na cena, ao completar o caminho visual para equilibrar áreas mantidas simples ou pouco explicadas.




O trabalho terminado .Acrescento agora contrastes de cores nos primeiros planos para melhor explicar o motivo principal e pequenos acentos à esquerda proporcionam a interação dos últimos planos com os primeiros.





Detalhes do trabalho para apreciação das pinceladas na interpretação do motivo.
Trabalho realizado do natural sobre papel ARCHES 300gr/m² no tamanho de 56 X 38 cm.

3 comentários: