domingo, 9 de maio de 2010

Bico de Pena Passo A Passo

Primeira Usina Hidroelétrica de Goiânia
Usina Hidroelétrica de Jaó


Esta usina inaugurada em 15 de novembro de 1936 na cidade de Goiânia foi desativada em 1970. Um grupo de abnegados dentre eles Ernesto Renovato (www.meiaponte.org) e Paulo Castilho, tem o ideal de transformar o lugar num centro de visitação e museu. Nosso blog sente-se honrado em mostrar este recanto, de uma forma diferenciada, aos goianenses e ao mundo.


Esboço do local já em papel ilustração.


Iniciou-se o trabalho em bico de pena pela vegetação ao fundo, buscando contraste com o prédio central da usina. Nesta fase foi criado o tom com que desenvolvemos o trabalho.


Agora o trabalho foi desenvolvido para a vegetação ao fundo como também para a barragem. Observe como o tom inicial é mantido em todo o desenvolvimento do trabalho.


Trabalho terminado, onde se pode ver o contraste e as texturas na interpretação das rochas, águas, o prédio da usina e vegetação ao fundo.

Trabalho realizado sobre papel Art-Premiun no tamanho 48x33 cm.

3 comentários:

  1. A população de Goiânia agradece de antemão esta grande homenagem de um IMENSO artista que é você Francisco.
    Muito obrigado pela homenagem a este patrimônio histórico de nossa cidade.
    Parabéns pelo trabalho primoroso.

    ResponderExcluir
  2. Francisco, você é um gênio no desenho, que dom! Incrível homenagem ao rio Meia Ponte e em particular a usina do Jaó, um patrimônio histórico que se confunde com a história de Goiânia, mas que ainda assim está jogado as moscas. Obrigado pela referência ao trabalho do MeiaPonte.Org. Goiânia é dotada de belezas ocultas que só os que amam a natureza desse lugar são capazes de descobrir. Agradecido! Parabéns mais uma vez.

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Parabéns pelos desenhos, e gostaria de saber como entrar em contato.
    Grato

    ResponderExcluir