domingo, 28 de março de 2010

Críticos em uma Aula de Pintura em Aquarela

Sempre quis desenhar os alunos na sala de aula. Observo sua dedicação, seu entusiasmo, sua naturalidade, principalmente quando comentam trabalhos de colegas.
Pela falta de tempo, isso acaba sendo deixado de lado. Inspirado por uma conversa sobre o uso ou não da fotografia, como auxiliar no desenvolvimento de uma ilustração, foi proposto o tema “Críticos em uma Aula de Pintura em Aquarela”.
Atualmente, considero o uso de fotos como um recurso auxiliar para o desenvolvimento do nosso trabalho, NÃO como uma muleta para copiarmos fielmente a foto. Se quiséssemos esse resultado, ampliaríamos a foto. Sem o estudo necessário e uma detalhada análise sobre composição, qualquer interpretação fotográfica será deficiente.
Aqui estão as fotos básicas e a ilustração terminada para comentarmos sobre este novo experimento.
Toda ilustração deverá ter como ponto de partida uma idéia. Esta idéia deverá ser esboçada em vários e pequenos desenhos, buscando composição, ação dos personagens e a interpretação da ilustração. Aqui no caso, como experimento, utilizamos algumas fotos para compor uma cena dos colegas “criticando” o trabalho que está sendo executado por outro.
A indiferença da Heloisa (a que pinta), teria que ser explorada de alguma forma para dar ação á cena. Coloquei uma “mordaça” em sua boca (PRANCHETA) sem com isso provocar a perda do “parecido”. Aproximei o máximo da prancheta os colegas, inclinando-os em direção a ela, como a indagar ou fazendo seus comentários.
Baseado nas fotos, também criei o cenário da “sala de pintura” para situar toda a ação. Observe que a prancheta é o foco de atenção, sem dizer absolutamente nada, porém ela é que diz tudo sem mostrar o trabalho (pintura) pela ação da composição.
Numa ilustração, o fator composição é PRIMORDIAL. Uma composição sem sentido poderá levar ao fracasso da ilustração, por melhor que tenha sido executada.
Compare as fotos, o trabalho terminado e com vocês os comentários.

2 comentários:

  1. Prezado Prof. Francisco,
    A utilização das fotos como recurso, neste caso foi perfeito.
    O Sr. desenvolveu a sua arte tendo as fotos como suporte, mas não as copiou.
    Parabéns
    Sabino

    ResponderExcluir
  2. Trabalho incrível Kiko.
    Remete ao que há de melhor (e são todos fantásticos) dos Famous Artists Schools.
    Sempre.
    Abraço.
    Seabra

    ResponderExcluir