CENTRO DE ARARAQUARA: PRAÇA ESPLANADA DAS ROSAS
O desenho definitivo no papel ilustração, após de diversos esboços.
Início da fase em bico de pena a partir dos edifícios em último plano, buscando o equilíbrio da composição.
Agora, foi trabalhado o edifício em primeiro plano.
Sempre buscando o equilíbrio da composição foi interpretado o edifício mais baixo.
A interpretação à esquerda do motivo.
Agora, o edifício à direita foi apenas "filetado" a espera da luz propícia para seu término.
Interpretação das lojas, pessoas e carros para animação da cena.
Buscando maior animação para o motivo.
Caracterizando melhor a cena com os detalhes.
Marcação da luz e sombra em busca da veracidade do motivo.
O desenho terminado onde foram agregados pequenos detalhes para melhor compor a cena.
Trabalho realizado do natural, sobre papel ART-PREMIUN no tamanho 48 X 33 cm. Pena STYLO n° 2. Aproximadamente 52 horas de trabalho.
domingo, 30 de março de 2014
BICO DE PENA PASSO A PASSO
CONVERSA DE RUA
Primeiros esboços buscando a composição do motivo e as ações dos personagens.
A ilustração no papel ilustração com o máximo de detalhes para facilitar as fases seguintes.
Início da fase do bico de pena pelas cabeças e mãos para tornar mais livre a interpretação das fases seguintes.
Interpretação do vestuário da figura em segundo plano, bem como seu braço e mão da figura em primeiro plano.
Primeiros esboços buscando a composição do motivo e as ações dos personagens.
A ilustração no papel ilustração com o máximo de detalhes para facilitar as fases seguintes.
Início da fase do bico de pena pelas cabeças e mãos para tornar mais livre a interpretação das fases seguintes.
Interpretação do vestuário da figura em segundo plano, bem como seu braço e mão da figura em primeiro plano.
Interpretação dos pés da figura em primeiro plano.
Interpretação do braço e das dobras do vestuário da figura em primeiro plano.
Início da interpretação do ambiente para situar as figuras.
O término da decoração do banco.
O desenho terminado com a interpretação das sombras projetadas e pequenos detalhes da cena.
Trabalho realizado sobre papel ART-PREMIUN no tamanho 48 X 33 cm. Pena HUNT 100.
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interpretação,
passo-a-passo
Local:
Araraquara - SP, Brasil
sábado, 15 de março de 2014
ARARAQUARA VISTA ATRAVÉS DA TÉCNICA DO CARVÃO VEGETAL
TÉCNICA DO CARVÃO VEGETAL E BORRACHA
Avenida Bento de Abreu Esquina da Circular Gastão Vidigal, na Fonte
Esboço rápido com o carvão vegetal em posição horizontal em busca da síntese do motivo.
Utilizando os dedos como esfuminho, são definidos os planos da composição.
Início da fase com a borracha nas folhagens das árvores à esquerda do motivo.
Terminada a fase com a borracha nas folhagens das árvores e iniciada outra fase nos arbustos à direita.
Foram ambientadas os elementos da rua, obtendo suas características.
O trabalho terminado onde a interpretação das sombras projetadas e pequenos toques com o carvão vegetal foi obtida a ideia de luz sobre o motivo.
Trabalho realizado do natural, no tamanho 66 X 48 cm, sobre papel EVENGROW.
Marcadores:
carvão,
ilustração,
paisagem,
passo-a-passo,
pintura do natural
Local:
Araraquara - SP, Brasil
BICO DE PENA PASSO A PASSO
CENAS DE RUA: O VENDEDOR DE GOIABAS
Esboço terminado no papel ilustração definitivo após diversos estudos de composição e posição das figuras.
Início da fase em bico de pena pelas cabeças para caracterizar as figuras, bem como em busca do tom que utilizarei em todo o trabalho.
Interpretação das mãos e pés para facilitar as próximas fases.
Agora, mais livre, depois da interpretação dos detalhes de cabeças, mãos e pés, busco a interpretação do vestuário, das dobras dos tecidos e suas texturas na figura à esquerda.
O mesmo ocorreu com a figura à direita.
Interpretação das frutas na carriola.
O desenho terminado. A valorização das diversas texturas dos elementos da cena acrescenta peso a composição.
Trabalho realizado sobre papel ART-PREMIUN no tamanho 48 X 33 cm. Pena HUNT 100.
Esboço terminado no papel ilustração definitivo após diversos estudos de composição e posição das figuras.
Início da fase em bico de pena pelas cabeças para caracterizar as figuras, bem como em busca do tom que utilizarei em todo o trabalho.
Interpretação das mãos e pés para facilitar as próximas fases.
Agora, mais livre, depois da interpretação dos detalhes de cabeças, mãos e pés, busco a interpretação do vestuário, das dobras dos tecidos e suas texturas na figura à esquerda.
O mesmo ocorreu com a figura à direita.
Interpretação das frutas na carriola.
O desenho terminado. A valorização das diversas texturas dos elementos da cena acrescenta peso a composição.
Trabalho realizado sobre papel ART-PREMIUN no tamanho 48 X 33 cm. Pena HUNT 100.
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interpretação,
passo-a-passo
Local:
Araraquara - SP, Brasil
PAISAGEM RURAL EM CARVÃO
TÉCNICA DO CARVÃO VEGETAL E BORRACHA
Esboço rápido com o carvão vegetal em posição horizontal em busca da síntese do motivo.
Utilizando os dedos como esfuminho são definidos os planos da composição.
Início da fase com a borracha pela esquerda do motivo acentuando ao mesmo tempo um caminho visual em busca também de movimento da cena.
Desenvolvendo o trabalho com a borracha na interpretação da copa da árvore à direta modelando-a da luz para a sombra.
O trabalho terminado, onde definiu-se melhor os elementos da cena, bem como o caminho visual da composição e a ideia da luz sobre o motivo.
Trabalho realizado do natural no Hotel Fazenda Salto Grande, no tamanho 66 X 48 cm, sobre papel EVENGROW.
Esboço rápido com o carvão vegetal em posição horizontal em busca da síntese do motivo.
Utilizando os dedos como esfuminho são definidos os planos da composição.
Início da fase com a borracha pela esquerda do motivo acentuando ao mesmo tempo um caminho visual em busca também de movimento da cena.
Desenvolvendo o trabalho com a borracha na interpretação da copa da árvore à direta modelando-a da luz para a sombra.
O trabalho terminado, onde definiu-se melhor os elementos da cena, bem como o caminho visual da composição e a ideia da luz sobre o motivo.
Trabalho realizado do natural no Hotel Fazenda Salto Grande, no tamanho 66 X 48 cm, sobre papel EVENGROW.
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carvão,
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paisagem,
passo-a-passo,
pintura do natural
Local:
Araraquara - SP, Brasil
terça-feira, 4 de março de 2014
ARARAQUARA VISTA ATRAVÉS DO BICO DE PENA
Depois de diversos esboços no local e definindo uma melhor perspectiva no estúdio, agora no papel ilustração, foram trabalhados, do natural, todos os detalhes da cena para facilitar as fases seguintes. É a fase mais demorada e de constante atenção em busca dos pormenores.
Início da fase em bico de pena pelos últimos planos à esquerda do motivo.
Buscando o equilíbrio da composição, foi trabalhado em bico de pena a direita do motivo.
Início do trabalho do edifício principal buscando o equilíbrio da composição.
Buscando uma definição da entrada do prédio.
Início da ambientação da praça.
Interpretação dos últimos planos à esquerda da praça.
Interpretação da luz sobre os arbustos em primeiro plano.
Interpretação da decoração da entrada principal do edifício.
O trabalho terminado,onde marcou-se as sombras dos edifícios, a decoração dos elementos da praça, interpretando a luz sobre o motivo e um caminho visual para a composição.
Trabalho realizado do natural no tamanho 66 X 48 cm, sobre papel EVENGROW. PENA STYLO N° 2.
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Local:
Araraquara - SP, Brasil
CENAS DE RUA
Calor... Um dia muito Quente...
Esboço rápido marcando as luzes em busca da síntese. O desenho já no papel ilustração.
Início da fase em bico de pena pelas cabeças, mãos e pés para obter a maior liberdade possível em trabalhar de forma solta os vestuários.
Agora, foram "filetados" os contornos das duas figuras para ter total liberdade na interpretação das dobras do vestuários.
Rapidamente e de modo bem solto interpreto as dobras do vestuário da figura à esquerda, bem como as sombras.
Agora interpreto as sombras sobre a figura à direita como também as dobras do vestuário.
O desenho terminado onde procurei dar a ideia máxima da luz sobre o motivo. A decoração do vestuário da figura à direita acentuou o motivo, já que a opção era de não determinar o local da cena.
Trabalho realizado sobre papel ART-PREMIUM no tamanho 48 x 33 cm. Pena Hunt 100.
Esboço rápido marcando as luzes em busca da síntese. O desenho já no papel ilustração.
Início da fase em bico de pena pelas cabeças, mãos e pés para obter a maior liberdade possível em trabalhar de forma solta os vestuários.
Agora, foram "filetados" os contornos das duas figuras para ter total liberdade na interpretação das dobras do vestuários.
Rapidamente e de modo bem solto interpreto as dobras do vestuário da figura à esquerda, bem como as sombras.
Agora interpreto as sombras sobre a figura à direita como também as dobras do vestuário.
O desenho terminado onde procurei dar a ideia máxima da luz sobre o motivo. A decoração do vestuário da figura à direita acentuou o motivo, já que a opção era de não determinar o local da cena.
Trabalho realizado sobre papel ART-PREMIUM no tamanho 48 x 33 cm. Pena Hunt 100.
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ilustração,
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passo-a-passo
Local:
Araraquara - SP, Brasil
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