domingo, 27 de janeiro de 2013

ARARAQUARA VISTA ATRAVÉS DO BICO DE PENA

CENA DO COTIDIANO



Trabalho executado na esquina da Rua 9 de Julho com a Avenida Duque de Caxias.

PAISAGEM URBANA EM CARVÃO

TÉCNICA DO CARVÃO VEGETAL E BORRACHA

Na temporada de chuvas, muitas vezes é impossível ir ao campo. Isso ocorreu ontem.
Hoje pela manhã, executei esta paisagem urbana na esquina da Avenida Bento de Abreu com a Circular Gastão Vidigal.



Trabalhando do natural, com o carvão vegetal na horizontal, buscou-se a síntese da composição desde a fase inicial.


Utilizando os dedos como esfuminho, foram definidos os planos do trabalho. Em seguida, foram acentuados  os planos na definição do caminho visual.


 Início da fase com a borracha pelos últimos planos à esquerda.


Com a borracha e pequenos acentos com o carvão vegetal foi trabalhado a vegetação da árvore em primeiro plano, buscando sempre um caminho visual para a composição.


Foram, agora , melhores definidos os elementos da paisagem bem como a sombra projetada, proporcionando peso a composição.


O desenho terminado onde pequenos toques com o carvão vegetal ofereceu maiores contrastes a composição favorecendo a ideia de luz sobre o motivo.

Trabalho realizado do natural sobre papel EVENGLOW no tamanho 66 X 48 cm.


O autor enquanto realizava o trabalho, fotografado por um amigo.

domingo, 20 de janeiro de 2013

ARARAQUARA VISTA ATRAVÉS DO BICO DE PENA

SAUDADES...


Antiga residência, localizada na esquina da Rua Padre Duarte com a Avenida Feijó.

BICO DE PENA PASSO A PASSO

MARIA HELENA DE MOURA NEVES
Professora aposentada da UNESP, hoje docente do programa de Pós-Graduação em Letras na Universidade Presbiteriana Mackenzie





Primeiros esboços de estudos sobre proporção, posição da cabeça e detalhes.



O desenho a lápis, no papel ilustração, com o máximo de detalhes, para facilitar a interpretação das fases seguintes.


Início da fase do bico de pena a partir dos olhos e dos óculos, em busca do equilíbrio do desenho e do tom que será utilizado em todo o trabalho.


Interpretação do nariz e dos lábios.


Interpretação da orelha e do cabelo  com seu movimento e brilho.



O desenho terminado. Pequenos detalhes favorecem a semelhança com o modelo, conferindo ao desenho peso e contraste.

Trabalho realizado sobre papel ART-PREMIUN, no tamanho 48 X 33 cm, e encaminhado para publicação no jornal "Tribuna Impressa", na seção Classe A, do dia 20 de janeiro de 2013. Pena utilizada HUNT 69.

PAISAGEM RURAL EM CARVÃO

TÉCNICA DO CARVÃO VEGETAL E BORRACHA


Trabalhando do natural, com o carvão vegetal na horizontal, buscou-se a síntese da composição desde a fase inicial.


Utilizando os dedos como esfuminho, foram definidos os planos do trabalho. Em seguida, foram acentuados  os planos na definição do caminho visual.


Início da fase com a borracha,  criando um caminho visual para a composição do trabalho e movimento da composição. Buscou-se o equilíbrio da composição em relação dos últimos planos com o primeiro, com a utilização da borracha.


Em busca do equilíbrio tonal e da composição, foram trabalhados  com a borracha os planos à direita e à esquerda do motivo.



O desenho terminado. Agora, o primeiro plano do trabalho foi acentuado. Com pequenos toques do carvão vegetal e da borracha, acentuou-se  o caminho visual ao trabalho,  proporcionando movimento à  cena e a ideia de luz sobre o motivo.

Trabalho realizado do natural sobre papel EVENGLOW, no tamanho 66 x 48 cm.

domingo, 13 de janeiro de 2013

ARARAQUARA VISTA ATRAVÉS DO BICO DE PENA

A SAGRADA LUZ DE UMA MANHÃ DE DOMINGO



Matriz de São Bento
Matriz vista da esquina da Avenida Portugal com a Rua Padre Duarte.

BICO DE PENA PASSO A PASSO

UMA PAISAGEM URBANA

Localizada no centro da cidade de Araraquara, mais precisamente na Rua Gonçalves Dias, entre as Avenidas Feijó e José Bonifácio, esta residência e seu anexo evidenciam o crescimento e o progresso da cidade.


Desenho terminado a lápis no papel ilustração, com o máximo de detalhes, para a interpretação em bico de pena.


Início da fase em bico de pena pelos últimos planos. Foi utilizada uma pena nova, com traços finos para obtenção da ideia de atmosfera interposta.



Trabalho agora o motivo principal com determinada rapidez, antes da modificação exagerada da luz, devido à posição do sol,buscando também o equilíbrio de toda a composição.


 Interpreto agora o poste e a sarjeta, procurando equilibrar sempre a composição.


Avanço agora o trabalho buscando situar e caracterizar o local.


O trabalho terminado onde pequenos detalhes equilibram o desenho e caracterizam melhor o local.

Trabalho executado sobre papel ART-PREMIUN no tamanho 48 X 33 cm. Pena utilizada Estylo n° 2. Por ser o trabalho executado do natural todas as sequências acima foram fotografadas.

Agora, o trabalho original devidamente escaneado, como foi encaminhado para publicação

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

PAISAGEM RURAL EM AQUARELA

TÉCNICA ÚMIDO SOBRE ÚMIDO


Após um simples esboço com lápis 6B, foi aplicada uma aguada de Amarelo Indiano e úmido sobre úmido, uma nova aguada de Vermelho de Cádmio, iniciando a formação de um caminho visual.Com uma mistura na paleta de Verde Esmeralda e Mauve foi obtida a estrutura da primeira aguada.


Agora foi aplicado uma aguada de Amarelo Indiano buscando a formação de uma caminho visual e úmido sobre úmido uma nova aguada de Mauve e Azul Ftalo, sempre pensando na composição e no caminho visual.


Agora com Vermelho de Cádmio foi acentuado o caminho visual com cores quentes.


O trabalho terminado onde pequenos acentos de cores suaves definiram melhor os elementos da paisagem tanto das construções como dos primeiros e últimos planos.

Trabalho realizado do natural sobre papel ARCHES no tamanho 49 x 32 cm.

ARARAQUARA VISTA ATRAVÉS DO BICO DE PENA



Antiga residência da Família Lauand

Localizada na Avenida Portugal entre as Ruas Padre Duarte e Voluntários da Pátria.
Atualmente casa comercial.

PAISAGEM RURAL EM CARVÃO

TÉCNICA DO CARVÃO VEGETAL E BORRACHA


Trabalhando do natural com o carvão vegetal na horizontal, buscou-se a síntese da composição desde a fase inicial.



Utilizando os dedos como esfuminho, foram definidos os planos do trabalho. Em seguida acentuo-se os planos na definição do caminho visual.




 Início da fase com a borracha  criando um caminho visual para a composição do trabalho e movimento da composição.



Definindo as construções e planos do da composição.



O desenho terminado. Agora, os planos do trabalho foram acentuados. Com pequenos toques do carvão vegetal e da borracha, acentuou-se  o caminho visual ao trabalho,  proporcionando movimento à  cena e a ideia de luz sobre o motivo.

Trabalho realizado do natural sobre papel EVENGLOW no tamanho 66 x 48 cm.