ARARAQUARA VISTA ATRAVÉS DO BICO DE PENA
INTERPRETAÇÃO DA LUZ EM UMA PAISAGEM URBANA E RURAL.
Tanto em um paisagem urbana como em uma rural, a interpretação da luz deverá sempre receber o mesmo cuidado e dedicação.
Residencia localizada na avenida Feijó.
Paisagem rural nos arredores de Araraquara
domingo, 24 de abril de 2011
BICO DE PENA PASSO A PASSO
DEDÉ NOSSO MODELO.
Convidamos amigos para posar nas aulas sobre modelo vivo em nosso Núcleo de Arte.
Desta vez o modelo convidado foi o Manoel ,o nosso DEDÉ.
Esboços preliminares buscando as proporções do modelo e posição da cabeça
O desenho no papel de arte definitivo com o máximo de detalhes .
Ínício da fase em bico de pena pelos olhos buscando também equilibrar o tom que será utilizado em todo desenho.
Interpretação do nariz e lábios.O bigode foi apenas esboçado para complementação futura.
Nesta fase foi interpretado o cabelo, orelha e o contorno do rosto.
O desenho terminado.
Trabalho realizado sobre papel Art-Premiun no tamanho 48X 33 cm utilizando pena Hunt 102.
Convidamos amigos para posar nas aulas sobre modelo vivo em nosso Núcleo de Arte.
Desta vez o modelo convidado foi o Manoel ,o nosso DEDÉ.
Esboços preliminares buscando as proporções do modelo e posição da cabeça
O desenho no papel de arte definitivo com o máximo de detalhes .
Ínício da fase em bico de pena pelos olhos buscando também equilibrar o tom que será utilizado em todo desenho.
Interpretação do nariz e lábios.O bigode foi apenas esboçado para complementação futura.
Nesta fase foi interpretado o cabelo, orelha e o contorno do rosto.
O desenho terminado.
Trabalho realizado sobre papel Art-Premiun no tamanho 48X 33 cm utilizando pena Hunt 102.
PAISAGEM RURAL EM AQUARELA - PASSO A PASSO
TÉCNICA ÚMIDO SOBRE ÚMIDO
Buscar desde o início a simplificação do desenho é de relevancia para o êxito da pintura em aquarela.
Observe o esboço do natural, a lápis, já antevendo a síntese do motivo.Eu evito o desenho muito detalhado.
Agora é estabelecido um caminho visual para o motivo,empregando a técnica úmido sobre úmido.Aguadas de cores são deixadas fluir livremente sobre o papel.Utilizo a prancheta inclinada a 70 graus para facilitar que isto ocorra.
Volto sobre o motivo ainda úmido e acrescento alguns toques de cores onde irei evidenciar melhor o motivo.
Com pinceladas longas de forma gestual acrescento um relato simplificado do caráter do motivo trabalhando em negativo. Entendo que vão existir maiores definições no transcorrer do trabalho. Observe a incorporação do elemento principal e o último plano.
Ao pintar desta forma, estou sempre pensando em uma finalização gestual do motivo. Rapidamente percebo que não será necessário adicionar muitos elementos para que o motivo venha a vida , apenas acrescento maiores contrastes.
Trabalho novamente o motivo. Algumas informações começam a aparecer. Começo a introduzir interesse na cena, ao completar o caminho visual para equilibrar áreas mantidas simples ou pouco explicadas.
O trabalho terminado .Acrescento agora contrastes de cores nos primeiros planos para melhor explicar o motivo principal e pequenos acentos à esquerda proporcionam a interação dos últimos planos com os primeiros.
Detalhes do trabalho para apreciação das pinceladas na interpretação do motivo.
Trabalho realizado do natural sobre papel ARCHES 300gr/m² no tamanho de 56 X 38 cm.
Buscar desde o início a simplificação do desenho é de relevancia para o êxito da pintura em aquarela.
Observe o esboço do natural, a lápis, já antevendo a síntese do motivo.Eu evito o desenho muito detalhado.
Agora é estabelecido um caminho visual para o motivo,empregando a técnica úmido sobre úmido.Aguadas de cores são deixadas fluir livremente sobre o papel.Utilizo a prancheta inclinada a 70 graus para facilitar que isto ocorra.
Volto sobre o motivo ainda úmido e acrescento alguns toques de cores onde irei evidenciar melhor o motivo.
Com pinceladas longas de forma gestual acrescento um relato simplificado do caráter do motivo trabalhando em negativo. Entendo que vão existir maiores definições no transcorrer do trabalho. Observe a incorporação do elemento principal e o último plano.
Ao pintar desta forma, estou sempre pensando em uma finalização gestual do motivo. Rapidamente percebo que não será necessário adicionar muitos elementos para que o motivo venha a vida , apenas acrescento maiores contrastes.
Trabalho novamente o motivo. Algumas informações começam a aparecer. Começo a introduzir interesse na cena, ao completar o caminho visual para equilibrar áreas mantidas simples ou pouco explicadas.
O trabalho terminado .Acrescento agora contrastes de cores nos primeiros planos para melhor explicar o motivo principal e pequenos acentos à esquerda proporcionam a interação dos últimos planos com os primeiros.
Detalhes do trabalho para apreciação das pinceladas na interpretação do motivo.
Trabalho realizado do natural sobre papel ARCHES 300gr/m² no tamanho de 56 X 38 cm.
domingo, 17 de abril de 2011
ARARAQUARA VISTA ATRAVÉS DO BICO DE PENA
BICO DE PENA PASSO A PASSO
UTILIZANDO UMA COLEGA COMO MODELO
Primeiros esboços para estudos detalhado das proporções e posição da cabeça .
O desenho no papel de ilustração com o máximo de detalhes para facilitar as fase seguintes.
Início do trabalho em bico de pena pelos olhos para equilibrar o desenho e o tom que será utilizado em todo o trabalho.
Interpretação do nariz e lábios.
Interpretação do cabelo buscando sempre o equilíbrio do desenho e do tom.
O desenho finalizado, com a interpretação da vestimenta proporcionando carateristica ao modelo .
Trabalho realizado sobre papel ART-PREMIUN no tamanho 44 X 33 cm.
Primeiros esboços para estudos detalhado das proporções e posição da cabeça .
O desenho no papel de ilustração com o máximo de detalhes para facilitar as fase seguintes.
Início do trabalho em bico de pena pelos olhos para equilibrar o desenho e o tom que será utilizado em todo o trabalho.
Interpretação do nariz e lábios.
Interpretação do cabelo buscando sempre o equilíbrio do desenho e do tom.
O desenho finalizado, com a interpretação da vestimenta proporcionando carateristica ao modelo .
Trabalho realizado sobre papel ART-PREMIUN no tamanho 44 X 33 cm.
PAISAGEM RURAL EM AQUARELA
INÍCIO DO ESTUDO DA SÍNTESE
A simplificação do motivo para criar uma interpretação própria é um fator de primordial importância na aquarela.
Aqui está um esboço do natural, a lápis do motivo, já antevendo a síntese.
Empregando a técnica úmido sobre úmido, estabeleço um caminho visual para o motivo principal. Aguadas de cores são deixadas fluir livremente.
Agora de forma gestual e global do motivo acrescento um relato simplificado do caráter do motivo. Entendo que vão existir maiores definições no transcorrer do trabalho. Observe a incorporação do elemento principal e o último plano.
Ao pintar desta forma, estou sempre pensando em uma finalização gestual do motivo. Rapidamente percebo que não será necessário adicionar muitos elementos para que o motivo venha a vida. Apenas acrescento maiores contrastes.
Trabalho novamente o motivo. Algumas informações começam a aparecer. Começo a introduzir interesse na cena, ao completar o caminho visual para equilibrar áreas mantidas simples ou pouco explicadas.
Acrescento agora contrastes de cores à direita para melhor explicar o motivo principal, como a interpretação da árvore .
O trabalho terminado onde pequenos acentos à esquerda proporcionam a interação dos últimos planos com os primeiros
Detalhes do trabalho para apreciação das pinceladas na interpretação do motivo.
Trabalho realizado do natural sobre papel ARCHES 180gr/m² no tamanho de 56 X 38 cm.
A simplificação do motivo para criar uma interpretação própria é um fator de primordial importância na aquarela.
Aqui está um esboço do natural, a lápis do motivo, já antevendo a síntese.
Empregando a técnica úmido sobre úmido, estabeleço um caminho visual para o motivo principal. Aguadas de cores são deixadas fluir livremente.
Agora de forma gestual e global do motivo acrescento um relato simplificado do caráter do motivo. Entendo que vão existir maiores definições no transcorrer do trabalho. Observe a incorporação do elemento principal e o último plano.
Ao pintar desta forma, estou sempre pensando em uma finalização gestual do motivo. Rapidamente percebo que não será necessário adicionar muitos elementos para que o motivo venha a vida. Apenas acrescento maiores contrastes.
Trabalho novamente o motivo. Algumas informações começam a aparecer. Começo a introduzir interesse na cena, ao completar o caminho visual para equilibrar áreas mantidas simples ou pouco explicadas.
Acrescento agora contrastes de cores à direita para melhor explicar o motivo principal, como a interpretação da árvore .
O trabalho terminado onde pequenos acentos à esquerda proporcionam a interação dos últimos planos com os primeiros
Detalhes do trabalho para apreciação das pinceladas na interpretação do motivo.
Trabalho realizado do natural sobre papel ARCHES 180gr/m² no tamanho de 56 X 38 cm.
domingo, 10 de abril de 2011
ARARAQUARA VISTA ATRAVÉS DO BICO DE PENA
Seja qual for o plano a ser desenhado, o motivo deverá sempre estar relacionado com a LINHA DO HORIZONTE - Linha imáginária ao nível dos nossos olhos -.
Vista da Matriz do São Bento do Terceiro Andar do Edifício Unibanco. Observe sempre o motivo através do sólido geométrico. Isto facilitará colocá-lo em perspectiva de forma mais fácil e segura.
Vista da matriz de São Bento do Terceiro Andar do Edifício Unibanco. Observe que neste desenho há formas quadrangulares, triangulares, círculos e semi-círculos. Crie a forma básica. Coloque-a em perspectiva para depois definir os detalhes.
BICO DE PENA PASSO A PASSO
SINTETIZANDO UM MOTIVO PARA A ARTE COMERCIAL
Este desenho foi executado do natural da esquina da avenida Brasil com a rua São Bento, há alguns anos.
Hoje , do mesmo local,do natural ,foi executado este esboço.Procurou-se dar uma sintese na Matriz de São Bento com o mínimo de traços desde o início.
O desenho da igreja já terminado para poder expressar mais livremente os outros elementos da composição.
Agora foram adicionados os elementos do primeiro plano para facilitar a interpretação do jardim em negativo
O desenho definitivo onde procurou estabilizar a composição e dar enfase a matriz de São Bento.
Trabalho também realizado do natural no tamanho 24 X 18 cm , próprio para a redução necessária ao uso.
Este desenho foi executado do natural da esquina da avenida Brasil com a rua São Bento, há alguns anos.
Hoje , do mesmo local,do natural ,foi executado este esboço.Procurou-se dar uma sintese na Matriz de São Bento com o mínimo de traços desde o início.
O desenho da igreja já terminado para poder expressar mais livremente os outros elementos da composição.
Agora foram adicionados os elementos do primeiro plano para facilitar a interpretação do jardim em negativo
O desenho definitivo onde procurou estabilizar a composição e dar enfase a matriz de São Bento.
Trabalho também realizado do natural no tamanho 24 X 18 cm , próprio para a redução necessária ao uso.
BICO DE PENA PARA TREINAMENTO
domingo, 3 de abril de 2011
ARARAQUARA VISTA ATRAVÉS DO BICO DE PENA
CRIANDO MOVIMENTO EM UMA CENA.
ANTIGO CONSERVATÓRIO MUSICAL MAESTRO JOSÉ TESCARI.
Localizado na esquina da avenida Portugal com a rua Voluntários da Patria.
Observe as oposições dos traços, verticais nas construções, horizontais nas sombras projetadas e hachuras oblíquas e ondulantes na interpretação das vegetações. Essa dinâmica é conseguida pelo uso inteligente das hachuras.
TABACARIA- A TABACARIA. Localizada na esquina da avenida Feijó com a rua São Bento.
As hachuras verticais das construções se opõem com a dinâmica dos fios .As figuras ajudam a acrescentar a idéia de um local bastante movimentado
ANTIGO CONSERVATÓRIO MUSICAL MAESTRO JOSÉ TESCARI.
Localizado na esquina da avenida Portugal com a rua Voluntários da Patria.
Observe as oposições dos traços, verticais nas construções, horizontais nas sombras projetadas e hachuras oblíquas e ondulantes na interpretação das vegetações. Essa dinâmica é conseguida pelo uso inteligente das hachuras.
TABACARIA- A TABACARIA. Localizada na esquina da avenida Feijó com a rua São Bento.
As hachuras verticais das construções se opõem com a dinâmica dos fios .As figuras ajudam a acrescentar a idéia de um local bastante movimentado
BICO DE PENA PASSO A PASSO
O DETALHE
Esboço gestual da cena procurando relacionar as proporções entre as figuras .
O esboço já refinado buscando a terceira dimensão das figuras através de sólidos geométricos.
O desenho no papel de ilustração com o máximo de detalhes.
Início da fase do bico de pena pelas cabeças com o objetivo de facilitar uma interpretação futura mais expontanea de toda a cena.O tom utilizado será usado em toda a ilustração buscando a harmonia da cena.
Interpretação de braços,mãos e vestuários.
O vestuário terminado buscando o equilíbrio da cena.
O desenho terminado onde o cavalete equilibra e completa a história da cena .
Desenho em bico de pena sobre papel ART-PREMIUN ,no tamanho de 48 X 33 cm.Pena utilizada LEONARDT 700.
Esboço gestual da cena procurando relacionar as proporções entre as figuras .
O esboço já refinado buscando a terceira dimensão das figuras através de sólidos geométricos.
O desenho no papel de ilustração com o máximo de detalhes.
Início da fase do bico de pena pelas cabeças com o objetivo de facilitar uma interpretação futura mais expontanea de toda a cena.O tom utilizado será usado em toda a ilustração buscando a harmonia da cena.
Interpretação de braços,mãos e vestuários.
O vestuário terminado buscando o equilíbrio da cena.
O desenho terminado onde o cavalete equilibra e completa a história da cena .
Desenho em bico de pena sobre papel ART-PREMIUN ,no tamanho de 48 X 33 cm.Pena utilizada LEONARDT 700.
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